FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE

FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE
FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE. Fundada em 11/12/2010. sobac.bacamarte@gmail.com . Fone: (81) 98683-7120 (whatsapp) e 9.9750-3564. Para acessar o Museu do Bacamarte, clic na foto acima.

sábado, 4 de julho de 2015

III ENCONTRO ZÉ DA BANHA DE BACAMARTE E INAUGURAÇÃO DA SEDE DA SOBAC

(Texto buscado no http://www.gazetanossa.com.br/download/Gazetajulho2015BAIXA.pdf) :

Dia 21 de junho, no Cabo de Santo Agostinho, foi realizado o III Encontro Zé da Banha de Bacamarte, promovido pela Sociedade de Bacamarteiros do Cabo, que este ano homenageou José Laurentino Ferreira, e 92 anos. O evento, já incluído na tradição das festas juninas, começou às 13:30h com a Procissão dos Santos Joaninos, que partiu da sede dos bacamarteiros (em frente ao antigo Mercado de Farinha) indo até a Igreja do Livramento, onde aconteceu a Missa dos Bacamarteiros, pelo padre Rogério Silva. Às 15:30h o cortejo de bacamarteiros tomou as ruas do centro do Cabo, com centenas de bacamarteiros vindo de várias cidades, finalizando na Praça da Estação, com demonstrações de tiros de bacamarte.


 Ao final da tarde, houve a inauguração oficial da sede da SOBAC, com a presença da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense, e após, show de Aécio dos 8 Baixos, no Mercado das Artes.


 SOBAC – Fundada em 1966, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo entrou para a história como primeiro grupo do gênero a ter personalidade jurídica. A iniciativa foi do torneiro mecânico José Alves Bezerra, o Zé da Banha. A fim de praticar o folguedo acobertado juridicamente, o mestre Zé da Banha, a partir do registro de Cabo realiza o III Encontro Zé da Banha de Bacamarte Durante o evento, que homenageou José Laurentino Ferreira, foi inaugurada a sede da Sociedade de Bacamareteiros do Cabo, a SOBAC seu grupo iniciou debate com o exército no sentido de regulamentar a prática. A SOBAC foi vanguarda, também, no aprimoramento técnico do bacamarte: Zé da Banha criou os primeiros bacamartes em aço, com bomba reforçada, impondo mais segurança e mais potência aos tiros. Também criou o primeiro grupo de primeiros socorros do bacamartismo e o primeiro regimento interno, onde ressaltava os aspectos de disciplina e de segurança. Sempre acompanhado por Sebastião Batista, o Seu Bacha, Zé da Banha levou o folguedo à capital pernambucana, no Sítio da Trindade e no Caxangá Golf Clube, dando o primeiro passo para a popularização do folguedo na região metropolitana. Após a morte de Zé da Banha, o grupo renovou sua tradição vanguardista com a presidência de Ivan Marinho, que viria a ser, também, o primeiro presidente da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco. A SOBAC tornou-se Ponto de Cultura conveniado com o MINC e FUNDARPE. Tornou-se, também, Utilidade Pública no Cabo de Stº Agostinho.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alô Ivan, manda um e-mail pra mim, tenho algumas fotografias e já recortei os vídeos que fizemos na oficina do FIG.
    Dá uma olhada em
    https://www.pinterest.com/taxi_lunar/bacamarte-ri%C3%BAna-garruncha-blunderbuss/
    Lá tem algumas imagens.
    E no vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=cZueSeVS1D
    Abraço
    Marcos
    marcos.miliano@gmail.com

    ResponderExcluir