No dia 16 de agosto de 2023 o desembargador Isaias Andrade Lima Neto do Tribunal de Justiça de Pernambuco absolveu o bacamarteiro Geneci Antônio da Silva, ex-membro da associação de bacamarteiros de Afogados da Ingazeira.
O bacamarteiro havia sido condenado a um ano de prisão mais multa, mas a defesa resolveu apelar. O defensor Dr. Faustino, que montou peça exemplar de defesa e que contou com a assessoria da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE -, na pessoa do então presidente, Ivan Marinho de Barros Filho, e do coronel e advogado Carlos Nogueira que, além de ajudar na compreensão da condição específica de bacamarteiro no aspecto jurídico e de valor simbólico, participaram, ambos, como testemunhas de defesa de Geneci.
Esta vitória é de todos e todas bacamarteiros e bacamarteiras de Pernambuco, demonstrando a importância política e representativa da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco que, além de estar sempre perto de seus membros, assessorou a Diretoria de Produtos Controlados pelo Exército a criar a Instrução Técnico-administrativa 015/2018, que regulamenta o folguedo, e tem perseguido, incansavelmente, uma cobertura legal que garanta a salvaguarda deste folguedo quase sesquicentenário.
Agradecemos a Deus em primeiro lugar, e depois a nosso Padrinho Padre Cícero por ter intercedido a favor de nosso irmão bacamarteiro. No plano terrestre, agradecemos a Dra. Mayra Marinho, que iniciou a defesa, ao Dr. Faustino Pires, que assumiu e representou até a vitória e ao Cel. Nogueira, aliado de todas as horas do povo bacamarteiro ao lado do Marechal de Bacamarteiros Ivan Marinho, pela certeza de que a justiça seria feita!
PARABÉNS GENECI, PARABÉNS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO!
É isso 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir