Foto de Gabriel Marinho
Em visita a Pernambuco, o General Ivan Neiva, diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Ministério da Defesa, solicitou uma apresentação da SOCIEDADE DOS BACAMARTEIROS DO CABO - SOBAC - a fim de conhecer o folguedo que está sendo incluído em decreto presidencial, ampliando a cobertura legal desta expressão cultural pernambucana.
A apresentação foi realizada no Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - e contou com a presença do Gel. Neiva, do Cel. Carlos Nogueira, do Cel. Paiva e sua equipe do SFPC da 7ª RM, contou, também, com a presença de Olimpio Bonald Neto, patrono do bacamartismo e de sua esposa D. Zenaide.
Entusiasmado com o que vira, o Gel. Ivan Neiva declarou total apoio à luta dos bacamarteiros e, emocionado, agradeceu pelo prazer de conhecer tão bela manifestação, fazendo questão de bater continência ao batalhão do Cabo de Santo Agostinho.
Após a apresentação do grupo, o Capitão Ivan Marinho fez palestra aos militares sobre a história e o contexto atual do bacamartismo, sendo agraciado com o compromisso do Gel. Neiva em apoiar no que fosse preciso, para viabilizar a prática desta encantadora manifestação cultural, declarando se sentir orgulhoso em ser brasileiro por conta de expressões como a dos bacamarteiros.
A SOBAC, como membro do Grêmio da Fraternidade Bacamarteira, agradece a presença do Gel. Neiva, do acadêmico Olimpio Bonald, do Cel. Paiva e equipe e, especialmente, ao apologista e representante do povo bacamarteiro em Brasília, o Cel. Carlos Nogueira.
COM CERTEZA ESSA CULTURA VIVA JAMAIS TERÁ FIM POIS UM GRUPO COM PESSOAS RESPONSÁVEIS E DE BOA ÍNDOLE NÃO TEM COMO NÃO CRESCER MAIS E MAIS, PARABÉNS AO GRUPO PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE REALIZAM COM A ARTE DO BACAMARTE.
ResponderExcluirGrato, Fabio!
Excluir