FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE

FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE
FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE. Fundada em 11/12/2010. sobac.bacamarte@gmail.com . Fone: (81) 98683-7120 (whatsapp) e 9.9750-3564. Para acessar o Museu do Bacamarte, clic na foto acima.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

IV ENCONTRO ZÉ DA BANHA DE BACAMARTE SE FIRMA COMO UM DOS MAIORES EVENTOS JUNINOS DE PERNAMBUCO

                                                                           Foto de João Barbosa

Quase 500 bacamarteiros, vindo das várias regiões do estado de Pernambuco, se reúnem para comemorar os 50 anos da primeira associação organizada juridicamente do gênero, a SOCIEDADE DOS BACAMARTEIROS DO CABO, mais conhecida como SOBAC.
A ONG criada pelo torneiro mecânico José Alves Bezerra, o Zé da Banha, foi pioneira em se tornar Pessoa Jurídica e em negociar com o Exército Brasileiro com vistas na regulamentação da prática. Foi vanguarda, também, ao criar os primeiros bacamartes em aço, com bomba reforçada, além de grupo de primeiros socorros, regimento... Foi a primeira agremiação bacamarteira operária e divulgou o folguedo na capital, apresentando-se no Caxangá Golf Club, no Sítio da Trindade e no Pátio de São Pedro, para citar alguns dos espaços visitados pela troça.
Atualmente a SOBAC é Ponto de Cultura com selo nacional do Ministério da Cultura, Utilidade Pública no município do Cabo de Santo Agostinho e, além de executar oficinas de xaxado, pífanos, tiros da paz, edição de imagens e inclusão digital pra idosos, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo, capitaneada pelo professor, poeta e artista plástico Ivan Marinho, reúne material para implementar o primeiro museu do bacamarte, que levará o nome de Olimpio Bonald Neto, acadêmico pernambucano, escritor do livro Bacamarte, Pólvora e Povo, e também doador dos acervos de livros de cultura popular e folclore e das fotografias septuagenárias que estarão expostas e microfilmadas.
                                                         Foto de João Barbosa
O IV Encontro Zé da Banha contou com a participação dos bacamarteiros de Palmares, Bonito, Abreu e Lima, Moreno (2 grupos), Araçoiaba (2 grupos) e Cupira.
O Encontro foi aberto com o lançamento da Pedra Fundamental do Museu Olimpio Bonald de Bacamarte e da Biblioteca Generino Bezerra, seguiu-se da procissão dos Santos Joaninos, acompanhado pela Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, o sanfoneiro Luiz Rufino e o violonista Geraldo, até a Igreja do Livramento, onde foi celebrada a Missa do Bacamarteiro, pelo padre Rogério José, acompanhada pelo Coral Boca de Bacamarte, que encantou a todos com músicas como Jesus Sertanejo, Ave Maria Sertaneja, Cálix Bento e Súplica Cearense. A missa foi encerrada ao som de Tiro de Bacamarte, música de Maciel Melo e do capitão da SOBAC, Ivan Marinho.
Em seguida os bacamarteiros seguiram em cortejo até o Pátio da Estação Ferroviária, onde formaram uma linha de tiro de quase 300 metros.
De volta ao Mercado de Farinha, em frente a sede, muitos apologistas e mestres foram homenageados com a placa dos 50 anos da entidade,  enquanto era servido um farto jantar e, ao som de Aécio dos 8 Baixos e da Zabumba do Mestre Chimba, a cabroeira se espalhou num forró que se estendeu até às 10 da noite.
A rede Globo fez a cobertura, bem como o Jornal Folha de Pernambuco, o que se pode conferir no link e imagem abaixo:
http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/sociedade-dos-bacamarteiros-do-cabo-completa-50-anos-com-muita-festa/5121920/

Um comentário:

  1. TUDO MUITO LINDO, ENCONTRO DE VÁRIOS GRUPOS DEFENDENDO A MESMA CULTURA A CULTURA DO BACAMARTE COM SEU TIRO DA PAZ.

    ResponderExcluir