Cap. Ivan Marinho e Cap. Janduir com o organizador do livro, George Michael.
O livro DE BACAMARTEIROS, DE FESTA E DE DEVOÇÃO organizado pelo antropólogo George Michael é fruto de sua dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco e contou com as pesquisas dele, Fabiana Lima, Thiago Sales, Shirley Samico e fotografia de Felipe Peres.
Apresentando o livro, a professora da UFPE, Maria Aparecida Lopes Nogueira, diz que os autores apostaram "no vigor das imagens-palavras ou fotos, capazes de transmudar e poetizar o real, mantendo a esperança e o sonho em dias melhores". Em textos emocionados-emocionantes, a antropóloga Maria Aparecida expõe um estado de comoção, de encantamento... assim como nós, bacamarteiros sentimos quando, em nossos batalhões de fantasia, nos cercamos de irmãos vestidos de azul celeste, como cantava o mestre Lua, para detonar os descompassos da vida e nos fazer pertencer a um mundo sem maldade, dionisíaco pela vocação das artes, fraterno pela vocação dos homens.
A fotografia de Felipe Peres empresta ao livro a beleza que emana da simplicidade e do zelo dos guerreiros dos ribombos, como diria Olimpio Bonald Neto, uma das fontes pesquisadas pelos autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário