BACAMARTE EM PERNAMBUCO - o blog do Ponto de Cultura Bacamarte: Tiro da Paz - é uma parcela cultural dedicada ao folguedo sesquicentenário pernambucano denominado BACAMARTEIROS. O brinquedo nasceu das guerras transformando-se numa festa profano-religiosa de confraternização e louvação e consiste em explodir pólvora seca criando um efeito sonoro e estético dos mais belos desta região do Brasil que é o berço esplêndido de sua formação cultural.
domingo, 5 de agosto de 2012
TIRO PELA VIDA
A SOCIEDADE DOS BACAMARTEIROS DO CABO, no dia 4 de agosto de 2012 presente com a equipe do HEMOPE (Margarida e Rose) na realização do projeto TIRO PELA VIDA, onde os bacamarteiros doaram sangue e relevando o propósito de afirmar o folguedo como o mágico tiro que, ao invés de matar, ressucita. Além da doação de sangue os bacamarteiros visitaram crianças internadas no Hospital do Hemope numa dinâmica onde se contou a história do bacamarte, se cantou músicas do cangaço e se demonstrou como se dança o xaxado.
O Tiro Pela Vida é uma inspiração do bacamarteiro Antônio Eduardo da SOBAC e tem como objetivo destacar o valor simbólico do bacamartismo que, diante de uma sociedade violenta, de pouca tolerância, pessoas comuns se reunem para, como numa mágia, transformar um objeto que servia às guerras num objeto de paz, que agrega, que festeja, que irmana.
O bacamarte Pernambucano é uma grande fraternidade e a SOBAC, através do Ponto de Cultura Bacamarte: Tito da Paz e da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE - vem levantando, junto com bacamarteiros de todo estado, a bandeira branca, conclamando não só os pernambucanos, mas a todos que habitam a mãe Terra, a se verem como irmãos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário