O Bacamarte pernambucano vive dias de festa pela criação da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco. Mais de 20 lideranças e mais de 600 bacamarteiros de todas as regiões do estado de Pernambuco estrondaram suas reúnas, fizeram um fuzuê num forró que permutou mais de 15 safoneiros, caminharam pela Ceasa expondo seu arsenal de beleza e entregaram ao Dr. Romero Pontual, representante do governador Eduardo Campos no evento, uma carta/manifesto que comoveu, em sua leitura, os brincantes e as autoridades presentes, como o Dr. Olimpio Bonald Neto, representante da Academia Pernambucana de Letras.
O conteúdo desta carta está exposto neste blog, de onde gostaríamos de fazer a ressalva com relação ao município de Cupira, apontado como um dos que não incentiva mas, que na verdade, é um município engajado na luta dos bacamarteiros, como nos diz o Cap. Louro, baluarte do folguedo.
Dr. Romero Pontual, demonstrando em seu discurso a empolgação em ver tantos brincantes reunidos em torno de um projeto de organização e desenvolvimento, garantiu o encontro da Federação com o governador o quanto antes, para que a carta seja entregue em mãos e que a representação possa expor a condição e necessidades do brinquedo.
Parabéns ao povo bacamarteiros, símbolo da luta e da força do povo nordestino!
BACAMARTE EM PERNAMBUCO - o blog do Ponto de Cultura Bacamarte: Tiro da Paz - é uma parcela cultural dedicada ao folguedo sesquicentenário pernambucano denominado BACAMARTEIROS. O brinquedo nasceu das guerras transformando-se numa festa profano-religiosa de confraternização e louvação e consiste em explodir pólvora seca criando um efeito sonoro e estético dos mais belos desta região do Brasil que é o berço esplêndido de sua formação cultural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário