A cidade do Bonito, terra do Bacamarte e das cachoeiras, em 2011 foi palco de um dos mais belos encontros de todos os tempos: Foi muito bacamarte, muito forró, muita pólvora e muito povo, como diria Olímpio Bonald Neto.
Parece que tinha se preparado para comemorar a absolvição do maior artesão de bacamarte do mundo, Lenilson Ferreira da Silva que, depois de três anos impedido de exercer seu ofício por um equívoco da justiça, foi sentenciado com a absolvição tão esperada pelos mais de 2000 bacamarteiros de Pernambuco e por seus apologistas.
2011 é, também, o ano de criação da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco, a FEBAPE, que se anuncia como um grande espaço de congregação da fraternidade bacamarteira.
Estão de parabéns o Lenilson, por esta esperada conquista, o Sr. Rubens e Euclides pela belíssima festa na cidade do Bonito e o grande mestre Manoel Barbeiro que, com a mão no pilão, fez a magnífica pólvora que possibilitou as mesuras espetaculares dos irmãos bacamarteiros naquela cidade!
BACAMARTE EM PERNAMBUCO - o blog do Ponto de Cultura Bacamarte: Tiro da Paz - é uma parcela cultural dedicada ao folguedo sesquicentenário pernambucano denominado BACAMARTEIROS. O brinquedo nasceu das guerras transformando-se numa festa profano-religiosa de confraternização e louvação e consiste em explodir pólvora seca criando um efeito sonoro e estético dos mais belos desta região do Brasil que é o berço esplêndido de sua formação cultural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário