FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE

FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE
FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE. Fundada em 11/12/2010. sobac.bacamarte@gmail.com . Fone: (81) 98683-7120 (whatsapp) e 9.9750-3564. Para acessar o Museu do Bacamarte, clic na foto acima.

sábado, 28 de maio de 2022

IVAN MARINHO, DE ALAGOAS PARA O MUNDO PERNAMBUCANO


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONFERE TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO A IVAN MARINHO.

POR DANIEL BARROS*.

 O poeta numa Cantata de Natal com a Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Foto Jefferson Lincoln

 Professor, artista plástico, escritor e mestre de cultura popular dos bacamarteiros, Ivan Marinho receberá o Título de Cidadão Pernambucano da Assembleia Legislativa, através de um projeto das deputadas Juntas, no dia 21 de junho de 2022, às 18 horas, pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco nas diversas vertentes exercidas pelo multiartista. Como depôs o secretário de cultura do Cabo de Santo Agostinho, cidade adotiva de Marinho, o maestro Domingos Sávio, “como artista, é muito claro o compromisso que Ivan tem com a qualidade daquilo que faz. A gente observa isto na pintura e observa isto, também, na produção literária. Graças a dedicação de Ivan à Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo... hoje a SOBAC está em evidência em Pernambuco”. Poderíamos completar dizendo que muito da evidência dos bacamarteiros em Pernambuco e o no Brasil tem parcela significativa da contribuição de Ivan Marinho, basta lembrar de seu envolvimento, que ele sempre associa à participação do Cel. Carlos Nogueira, no processo de regulamentação do folguedo.

     Ivan Marinho recebendo o prêmio de vencedor do Festival Jaci Bezerra das mãos do próprio Jaci.

Esta dedicação lhe rendeu Menção Honrosa no Prêmio Bandepe, Valor Pernambucano e o segundo lugar no Festival Mariápolis de Pintura, o primeiro lugar no Prêmio do Festival Jaci Bezerra de Poesias do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC -, Comenda Fernandes Vieira, o título de Especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS -, Prêmio Patativa do Assaré de Cordel no Ministério da Cultura – MINC -, Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares do MINC, Prêmio Aldir Blanc de Cultura Popular da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE -, Revelação no Festival de Arte Alternativa de Olinda, Prêmio Amigos do Livro da Editora Scortecci, selecionado para duas antologias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, o Título de Cidadão Cabense pelos serviços prestados à cultura local pela Câmara dos Vereadores do Cabo e o de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco – UPE -, além dos prêmios que legou para a SOBAC,  como o Teixeirinha de Culturas Populares da secretaria Nacional de Cultura, a Menção Honrosa no Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho da FUNDARPE, o Título de Utilidade Pública da Câmara dos Vereadores do Cabo, o reconhecimento como Ponto de Cultura pela FUNDARPE e o Título de Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Governo do Estado.

 Cerimônia de entrega do título de Patrimônio Vivo de Pernambuco à Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo. Foto de Jan Ribeiro.

Dentre as várias atividades criadas ou desenvolvidas pelo artista-professor, está o Encontro  Celina de Holanda de Poetas Recitadores (5 versões), o Recitata (Concurso de Poesia Oral do Recife – 10 versões), o Encontro Zé da Banha de Bacamarte (7 versões), Encontro Pernambucano de Coco (20 versões), Encontro Na Pisada do Bacamarte (4 versões), Museu Olimpio Bonald de Bacamarte – MOBBAC (6 anos).

     Com Olimpio Bonald Neto, patrono dos Bacamarteiros de Pernambuco. Foto: Gabriel Marinho.

No dia 25 de maio foi lançado um curta produzido por jornalistas, publicitários e designs do Mangaba Coletiva que diz muito da ação do mestre Ivan Marinho. Confira no https://www.youtube.com/watch?v=A3mGG-oQdSc .

Parabéns ao povo pernambucano pela aquisição deste combo cultural das arte plásticas, literatura e cultura popular chamado Ivan Marinho!

A entrega do Título de Cidadão Pernambucano deste alagoano do mundo será uma grande festa, como foi o de Cidadão Cabense, não perca!

* Daniel Barros é escritor e artista plástico.

2 comentários:

  1. Parabéns Ivan Marinho, símbolo de resistência da Cultura popular em nosso estado.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma justa homenagem a um Alagoano cidadão do mundo.

    ResponderExcluir