FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE

FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE
FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE. Fundada em 11/12/2010. sobac.bacamarte@gmail.com . Fone: (81) 98683-7120 (whatsapp) e 9.9750-3564. Para acessar o Museu do Bacamarte, clic na foto acima.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DA FEBAPE NA ASSUCERE

                                                                                        Foto de Edimilson Batista

Dia 29 de janeiro a Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE - se reuniu com lideranças da Mata, Agreste, Sertão e RMetropolitana para debater o processo de homogeinização das guias de tráfego para o bacamarte e as perspectivas com relação às políticas públicas do estado de Pernambuco.
A reunião contou com a participação especial do presidente da ASSUCERE - Associação dos Usuários e Comerciantes da Ceasa - , o Sr. Edimilson Batista, que fez a abertura explanando sobre os caminhos, as dificuldades e as superações no associatismo.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

BACAMARTEIROS GAÚCHOS

                                                                                          Foto de Rinaldo da SOBAC.
 
Surpreendidos com a existência de bacamarteiros no sul do Brasil, a Federação dos Bacamarteiros de pernambuco se reuniu com o deputado estadual João Fischer e seu filho, na casa do escritor Olimpio Bonald Neto em Olinda. A conversa revelou proximidades e peculiaridades da manifestação nas duas regiões, identificando uma mesma origem histórica e étnica.
Parlamentar por vocação o deputado Fichinha explanou longamente sobre as características do brinquedo nas terras gaúchas, revelando com encanto o lirismo religioso e musical da manifestação que, entre outros aspectos, carrega em seu bojo o costume, natalino, de visitar com loas as famílias de Sapiranga em suas residências, levando saudações cantadas de boa sorte e de fartura.
O contato abre uma nova perspectiva a nível nacional, já que temos localizado resquícios do folguedo em vários estados do Brasil, como a Paraíba, que teve este mês, seu primeiro grupo, o de Princesa Isabel, cadastrado como pessoa jurídica graças ao assessoramento da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE. Tivemos comunicação por parte do estado de Japaratuba em Sergipe e descobrimos um grupo remanescente em São Paulo.
Com a priorização do Bacamarte nas polícas públicas de cultura no estado, anunciada pelo secretário de cultura, Dr. Fernando Duarte, podemos ver se aproximar um futuro promissor para esta expressão sesquicentenária que insiste na presença nos cromossomos nordestinos e, agora que ficamos sabendo, nacionais.