FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE

FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE
FEDERAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DE PERNAMBUCO - FEBAPE. Fundada em 11/12/2010. sobac.bacamarte@gmail.com . Fone: (81) 98683-7120 (whatsapp) e 9.9750-3564. Para acessar o Museu do Bacamarte, clic na foto acima.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011



ENCONTRO ZÉ DA BANHA DE BACAMARTE

Dia 27 de novembro acontecerá o Encontro Zé da Banha de Bacamarte na cidade do Cabo de Stº Agostinho. Os grupos de Abreu e Lima, Bonito, Riacho das Almas, Moreno e Cabo farão cortejo pelas ruas da cidade e detonarão seus tiros de paz para encantar a população. O limite no número de grupos se deve a ausência mais efetiva do poder público local no que diz respeito ao fomento da produção da casa, mas, graças ao convênio com a Fundarpe, governo do Estado, começamos a ensaiar futuro grandes encontros nas plagas cabenses.
O Encontro homenageará José Alves Bezerra, o Zé da Banha, um iluminado que, na década de 1960, criou a primeira pessoa jurídica do gênero, facilitando as negociações com o exército Brasileiro e possibilitando a preservação deste brinquedo que marca profundamente o cromossomo do povo pernambucano.
Vai ser um estouro!
Viva o Capitão Zé da Banha!
E pra ilustrar o acontecimento teremos a participação da Zabumba do Mestre Chimba, Bojo da Macaíba, Bruno Raça Negra e um show com Maciel Melo, que terá como convidada especial a cantora cabense Sevy Nascimento. Não é brincadeira.
Ninguém poderá silenciar o bacamarte pernambucano, só Deus!

Encontro de São Salvador: Cabo, Jaboatão e Moreno



Dia 25 de outubro realizou-se o Encontro dos Bacamarteiros de Jaboatão, Moreno e Cabo de Stº Agostinho

Um dia de festa:
Realizado pqlo Ponto de Cultura Bacamarte: Tiro da Paz, o encontro dos três grupos, das três cidades que fazem fronteira no Engenho São Salvador provaram, com os convidados, um pouquinho do gosto de uma festa do interior. Isso tudo ilustrado pelo grupo Chinelo Rasgado, Ronaldo Aboiador, Banda de Pífanos do Cabo e o Véio Abidoral. Foi forró e tiro até umas horas. só sabe quem foi lá, e o comandante Euclides, do bacamarte de Bonito pode conferir. êita festa arretada!

Maciel Melo e o Tiro de Bacamarte. Acrílica de Ivan Marinho